A orientação profissional no mundo globalizado.

A orientação profissional no mundo globalizado.

 
No mundo globalizado de extrema competição , os profissionais precisam desenvolver talentos que se deferenciem dos demais , pois o mercado esta saturado de trabalhadores e serviços oferecidos .
 
Uma das consequências mundiais é o aumento do desemprego que aumenta ainda mais esse problema segundo Rifin (2004) só em 2001 havia mais de um bilhão de pessoas desempregadas ou em subempregos.
 
Outra questão importante na atualidade apontada por de Masi (2000) e chiavenato (2002) além dos clientes estarem exigentes , buscam-se profissionais criativos e espontâneos que saibam se adaptar as novas demandas do mercado , principalmente com o uso de novas tecnologias e de mudanças culturais.
 
segundo Soares (2002) e Martins (1999) outro aspecto que atrapalha o desenvolvimento de carreira é falta de auto-conheciemento dos talentos e dificuldades na area profissional.
 
O sociologo do trabalho de Masi comentou este ano :'' as escolas deveriam ensinar o aluno não só para trabalho mais para vida '', sua fala nos faz refletir outros estudiosos do comportamento como Golemam (1995) , Gardner (1996) , Feijó (2006) que defendem que as escolas deveriam auxiliar os adolescentes para assuntos relacionados a sua vida afetiva , descobertas de suas pontecialidades e dificuldades de personalidade.
 
 Estudiosos do desenvolvimento humano chamam este periodo de adolescência é uma fase de descoberta da  identidade no qual o sujeito vai buscar conhecer todos os aspectos que compõem a sua existência , principalmente no campo profissional.
 
Na grade curricular das escolas geralmente não são abordados estes temas , na maioria dão mais ênfase ao aspecto cognitivo , os conteúdos são passados de forma que não conseguem estabelecer uma relação com a vida dos alunos , quando se cria algum programa não ocorre de maneira consistente , só mostrando alguns profissionais e não havendo uma avaliação psíquica mais apurada do processo de escolha dos seus alunos .
 
Os cursos técnicos e escolas profissionalizantes pressupõem que o seus alunos já saibam , pois escolheram um dos seus cursos.O problema esta também no meio familiar , pois os pais costumam reagir de formas extremas como: alguns não tem tempo para conversar com os seus filhos , outros interferem demais direcionando a própria escolha do filho.
 
O resultado disso tudo vai ser : escolha equivocada , mudança constante de emprego , insatisfação no ambiente de trabalho , serviços mal realizados , stress ,  doenças ocupacionais , etc.
 
Por todos esses motivos acima mencionados chamamos os leitores a refletir sobre a  importância da orientação profissional na era globalizada , diriamos que a função da orientação profissional é de auxiliar os jovens nesse processo de escolha , ministrando informações das profissões , trabalhando sentimentos angústiantes , num espaço que promova o auto-conhecimento de maneira lúdica , levando os jovens a descobrir os seus talentos e fazendo-os pensar de que maneira poderão se inserir num mercado globalizado.